Projeto Pedagógico Institucional – PPI

As informações sobre a filosofia pedagógica da universidade, bem como seus instrumentos de operacionalização são apresentados no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) constitui-se num instrumento de orientação das ações educacionais capazes de proporcionar a concretização das metas e objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Numa análise abrangente, na construção do PPI três dimensões foram consideradas: O Estado, com suas políticas públicas e sociais; a Sociedade, com suas demandas e necessidades e a Instituição, com sua filosofia, perfil e missão.

Inicialmente, no PPI, é apresentada uma justificativa para a construção do projeto, que teve o envolvimento de docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa, sob a coordenação geral da Chefia de Gabinete da UFLA, assessorada pelas pró-reitorias envolvidas, fundamentando assim as discussões ocorridas em função da mobilização de todos os segmentos, ocorrida em todo o ano de 2005 e já descritas na análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Os princípios institucionais e ideários pedagógicos são apresentados, envolvendo a missão da UFLA, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as metas a serem alcançadas pelo ensino de graduação e pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), as melhorias previstas para a biblioteca, registro e controle acadêmico, comissão permanente de processo seletivo (COPESE), apoio didático-pedagógico, ampliação de programas que venham a atender alunos carentes, incluindo pré-vestibular gratuito, ações de incrementos à pesquisa, extensão, necessidade de ampliação de recursos humanos, principalmente técnico-administrativos, melhoria da logística e infra-estrutura. São descritos de forma bem clara e objetiva que ações serão desenvolvidas para se alcançar cada um dos objetivos propostos no parágrafo anterior.

O PPI também registra a inovação ocorrida nos últimos anos na universidade com a reforma curricular sistemática e simultânea de todos os cursos de graduação. Nesse processo foi implementada a flexibilização curricular e a readequação dos cursos às diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. O PPI indica que as conquistas de tal processo devem ser consolidadas, mas não indica mecanismos operacionais significativos para tal. Como será discutido posteriormente na dimensão do ensino de graduação, alguns cursos da UFLA ainda apresentam proporções de flexibilização tímidas. Recomenda-se que o PPI apresente maior congruência com os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) na evolução da flexibilização curricular. A pouca congruência observada pode ser justificada pelo fato de os PPCs serem de elaboração anterior à constituição do PPI da UFLA. As próximas edições do PPI e PPCs deverão apresentar maior nível de interação entre esses instrumentos.

Um aspecto relevante e pouco abordado no PPI é a operacionalização e evolução dos serviços de apoio didático-pedagógico da universidade, sendo apresentadas somente metas qualitativas para essa área. As ações pedagógicas da UFLA estão atualmente centralizadas no chamado Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico (NADP). Com a expansão acelerada da universidade nos últimos dez anos, bem como a disponibilidade de novos meios e mídias para as atividades didáticas, faz-se necessário uma dinamização, com metas mais claras para a participação do NADP no processo. Atividades relevantes desenvolvidas atualmente na universidade, como cursos de orientação didático-pedagógica obrigatórios para professores ingressantes, não são descritos como política de qualificação profissional no PPI.

De maneira geral, o PPI da UFLA está bem estruturado, constituindo-se num instrumento fortemente alicerçado em ações que deverão ser implementadas na UFLA para que o processo educativo previsto seja alcançado, dentro da missão e metas estabelecidas no PDI para os ensinos de graduação e pós-graduação. Deve-se considerar ainda que se trata da primeira edição desse documento na universidade e que edições posteriores poderão apresentar evoluções, como a melhor definição de objetivos e metas para o alcance das mesmas.