Políticas de atendimento a estudantes e egressos

As políticas de atendimento a estudantes na Ufla são coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Comunitários e Culturais (Praecc). Todo estudante, ao solicitar a sua inclusão em algum programa social, é submetido a uma avaliação sócio-econômica, que tem validade de cinco anos, e que classifica os solicitantes para cada tipo de benefício disponível. Os critérios para classificação sócio-econômica são apresentados no anexo 3.

A Ufla desenvolve há vários anos o programa de Bolsa Atividade, destinado a alunos carentes. Trata-se de uma prestação de serviços remunerada para tais alunos. A carga horária mensal é de 48 horas e os alunos exercem atividades de auxílio geral a laboratórios da instituição, biblioteca, órgãos da administração etc. A figura 6 mostra e a evolução do número de bolsas ofertadas entre os anos de 2001 e 2005.

FIGURA 6 – Número de vagas ofertas no programa Bolsa Atividade, entre os anos de 2000 e 2005.

Como pode ser observado houve um aumento do número de bolsas a partir de 2003, com estabilização a partir de 2004. A demanda apresentada para os mesmos anos não foi apresentada pela Praecc e deve-se salientar que a expansão do número de cursos de graduação projetada para os próximos anos exigirá novos esforços para a ampliação do número de bolsas ofertadas. Como forma de apoio aos estudantes é também ofertada a bolsa de Incentivo à Docência, com objetivo de ministração de aulas em curso pré-universitário para estudantes de baixa renda de Lavras e região, organizado pela universidade. A figura 7 mostra e evolução do número de bolsas ofertadas em tal sistema, entre 2004 e 2005.

FIGURA 7 – Vagas ofertadas no programa de Bolsas PREUNI, nos anos de 2004 e 2005.

Outra modalidade apoio aos estudantes é a concessão de descontos (de 10 a 40%) em mensalidade da Creche Escola Semente do Amanhã, instalada dentro do campus da Ufla. Para a concessão utiliza-se um sistema de avaliação sócio-econômica. Apesar de estar disponível para alunos de graduação o maioria das concessões são feitas a alunos da pós-graduação e servidores técnico-administrativos, como mostrado na tabela 12. A demanda por segmento solicitante não pode ser avaliada.

TABELA 12 – Número de beneficiários, por categoria, para descontos na mensalidade da Creche Escola Semente do Amanhã – Ufla.

ANO

DOCENTE

TÉCNICO

ADMINISTRATIVOS

ALUNOS PÓS GRADUAÇÃO

ALUNOS GRADUAÇÃO

TOTAL

2002

02

23

14

07

46

2003

02

23

14

07

46

2004

01

21

23

04

49

2005

03

23

22

14

62

TOTAL

08

90

73

32

203

Além das bolsas ofertadas a Ufla mantêm os serviços de restaurante universitário e moradia estudantil. O restaurante universitário oferece almoço e jantar de segunda a sexta-feira e almoço aos sábados e domingos. A manutenção do restaurante tem sido um desafio para universidade pela falta de financiamento específico para esse fim pelo Ministério da Educação. A tabela 13 mostra o custeio anual do restaurante universitário, entre os anos de 2005 e 2005. Novamente, o aumento gradativo do número de alunos de graduação com a expansão dos cursos acarretará em aumento significativo da demanda por esse serviço.

TABELA 13 – Custeio anual do Restaurante Universitário da Ufla, no período de 2000 a 2005.

ANO

VALOR (R$)

2000

71.582,00

2001

94.002,00

2002

76.780,00

2003

126.336,00

2004

178.000,00

2005

166.889,00

Na pesquisa realizada entre alunos de graduação, somente 45% classificaram o serviço do restaurante universitário entre bom e ótimo (gráfico 19, anexo 1). Esse dado indica que a qualidade do serviço prestado precisa ainda ser aprimorada nos próximos anos.

A moradia estudantil pode atender estudantes carentes e não carentes, sendo a prioridade dos primeiros. São disponibilizadas um total de 227 vagas, sendo 180 vagas para homens e 47 para mulheres. Também foram colocados em cada apartamento pontos de rede de banda larga para acesso à internet pelo provedor da universidade.  Na pesquisa realizada junto aos alunos de graduação somente 34% consideraram o alojamento estudantil entre os critérios bom e ótimo. Para o próximo ciclo de avaliação institucional recomenda-se a realização de pesquisa direcionada aos usuários de programas sociais da Ufla para uma avaliação mais aprofundada da qualidade e da visão dos alunos sobre o serviço prestado.