Ensino de Pós-Graduação

Na UFLA são desenvolvidas diversas atividades de pós-graduação nas modalidadesStricto Sensu e Lato Sensu. Nesse primeiro relatório somente os dados avaliativos da modalidade Stricto Sensu são apresentados.

Atualmente a Ufla possui 19 programas de mestrado e 15 programas de doutorado. Nos últimos anos a universidade tem estimulado a consolidação dos programas existentes e a criação de novos, de acordo com as competências estabelecidas e emergentes na instituição. A tabela 1 indica o número de alunos, teses/dissertações defendidas e conceito da CAPES, para o ano de 2005, dos Programas de Pós-Graduação da UFLA.

TABELA 1 – Teses e dissertações, número de alunos e conceitos atribuídos pela CAPES aos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Federal de Lavras.

O número de alunos ingressantes nos Programas vem aumentando a cada ano (figura 1) demonstrando a expansão dos cursos, bem como a capacidade de atração de candidatos. Entre o período de 1005 e 2005 o aumento no número de alunos matriculados no mestrado foi de 42% e no doutorado de 425%.


FIGURA 1 – Número de alunos em programas de mestrado e doutorado, entre os anos de 1995 e 2005, na Universidade Federal de Lavras.

A quantidade de bolsas de mestrado e doutorado disponibilizadas por diferentes agências de fomento pode ser observada na tabela 2. Para ambas as modalidades de bolsa houve um crescimento de captação entre os anos de 2001 e 2005. Esse crescimento não acompanha a evolução do número de alunos apresentada na figura 1, mas está de acordo com as diretrizes do V Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES. Com as metas estabelecidas pela PRPG de aumento do conceito dos programas de pós-graduação da UFLA poderá também ocorrer o aumento da quantidade de bolsas nos próximos triênios.

TABELA 2: Número de bolsas de pós-graduação, por modalidade, ano e agência de fomento, captadas pela Universidade Federal de Lavras.

A tabela 3 mostra o montante de recursos captados junto a CAPES para manutenção dos programas de pós-graduação. O aumento do número de programas e o retorno da ULFA ao sistema PROF de financiamento da pós-graduação favoreceram o aumento de captação nos anos de 2004 e 2005. Além desses recursos, a captação realizada via projetos de pesquisa é uma forte mantenedora da pós-graduação na ULFA.

TABELA 3: Recursos da CAPES destinados aos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras, nos anos de 2001 a 2005.

Como pode ser visto na tabela 1 a UFLA ainda não possui programas de doutorado com conceitos atribuídos pela CAPES como 6 ou 7. Os principais parâmetros para atingir esse conceito são a publicação significativa de artigos em periódicos internacionais; a internacionalização do programa, com convênios celebrados e efetivos com entidades de pesquisa estrangeiras; o caráter de nucleação, ou seja, atuar como formador de pesquisadores para atuação em programas de pós-graduação de outras instituições; e ainda a atuação de solidariedade, demonstrada por associação de um determinado programa com cursos de pós-graduação de outras instituições em início de atividades ou com conceito mais baixo pela CAPES (como mestrados de nível 3 e doutorados de nível 4). Como foi discutido no item das atividades de pesquisa, ainda não foram estabelecidas na instituição ações para fomento de publicação de artigos em língua inglesa, como auxílio no custeio de tradução. Deve ser considerado ainda que o impacto de tal medida só resultará em mudança efetiva nos índices dos programas de pós-graduação nos próximos dois triênios. O item de solidariedade deve ser estimulado para os programas de nível 5.

Na UFLA os convênios com entidades estrangeiras são administrados pelo ESAI – Escritório de Assuntos Internacionais, órgão executivo da Reitoria.  O plano de metas do ESAI propõe o aumento do número de convênios e a renovação dos já firmados pela instituição. Até o presente o ESAI firmou cinco convênios com instituições norte americanas, latino-americanas e européias. Desde 2004 oito professores da UFLA realizaram intercâmbio no exterior por meio de tais convênios. As atividades do ESAI são muito importantes para o processo de internacionalização da pós-graduação da UFLA, mas o plano de metas desse órgão não prevê um trabalho conjunto com a PRPG para aumento do número de convênios. A maior parte dos convênios internacionais são vinculados formalmente aos programas de pós-graduação e o ESAI poderá auxiliar o estabelecimento de novas parcerias. Ainda não foi também concretizada a participação efetiva de alunos em tais convênios, principalmente na modalidade de doutorado sanduíche.

Visando avaliar alguns aspectos da qualidade da pós-graduação Stricto sensu na ULFA foi elaborado um questionário de avaliação institucional para alunos de pós-graduação (Tabela 4).

Tabela 4: Resultados de avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras pelos alunos regularmente matriculados, 2006.

Quesito avaliado*

Freqüência de respondentes que consideraram o quesito adequado/satisfatório

Você conhece os objetivos do programa que você cursa?

93%

O programa possui estrutura curricular adequada?

89%

O programa promove atividades acadêmicas como cursos, seminários avançados, intercâmbio de pesquisadores, viagens etc que propiciem a qualificação dos alunos?

68%

O Programa oferece possibilidades efetivas de intercâmbio com outras instituições?

63%

O Programa dispõe de infra-estrutura de salas de aula, laboratórios e recursos audiovisuais adequados ao número de alunos?

75%

O seu projeto de dissertação ou tese possui recurso material suficiente para o alcance da proposição?

70%

A coordenação do Programa atua satisfatoriamente?

88%

O seu programa oferece algum treinamento formal com instruções de utilização do portal CAPES (www.periodicos.capes.gov.br) para busca bibliográfica?

36%

O Programa possui algum mecanismo para avaliação da qualidade das disciplinas constantes na estrutura curricular?

25%

Você considerou adequados os critérios de seleção quando do seu ingresso no curso de pós-graduação?

85%

o resultado detalhado da pesquisa pode ser visto nos gráficos 1 a 10, questionário de alunos de pós-graduação, anexo 1.

Como pode ser observado as condições de trabalho e satisfação dos estudantes propiciam um ambiente adequado para a boa produtividade acadêmica. O resultado também reforça a necessidade de melhoria e aumento dos intercâmbios nacionais e internacionais que estimulem a participação dos alunos. Fica evidente também a necessidade de treinamento dos alunos para a utilização dos recursos disponíveis no portal Periódicos da CAPES. Esse portal foi estabelecido há poucos anos e muitos alunos desconhecem várias das ferramentas disponíveis, como os bancos de buscas por patentes, métodos de buscas avançadas etc. A avaliação de disciplinas também foi um item crítico apontado pelos alunos. Tradicionalmente a avaliação da pós-graduação é feita pela CAPES, que não possui ou aplica métodos para a verificação do andamento das disciplinas. Em termos pedagógicos essa avaliação pode ser interessante por ajudar a corrigir distorções e fomentar a inovação curricular.

Após discussões sobre a necessidade de um treinamento mais aprofundado de estudantes de pós-graduação em atividades de docência e maior interação com a graduação, A UFLA aprovou, em 2003, o Programa de Docência Voluntária de estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu. Esse programa estabelece que estudantes de mestrado (nos segundo e terceiro semestres de curso) e estudantes de doutorado (entre os terceiro e sétimo semestres do curso) possam, mediante concurso específico, atuar como professores em disciplinas de graduação da UFLA, com carga horária máxima de 6 horas semanais. Todas as atividades têm vigência semestral, são supervisionadas por um docente da instituição e o aluno recebe certificação da atividade desenvolvida por parte da PRPG. Trata-se de uma inovação na instituição, uma vez que disciplinas como Estágio Docência não propiciam um treinamento nos mesmos moldes. No ano de 2003 três estudantes participaram do programa, seguido de 12 estudantes em 2004 e 17 estudantes no ano de 2005. Isso demonstra que a comunidade acadêmica vem se adaptando ao novo programa e a perspectiva é o aumento de participantes nessa atividade nos próximos anos.