A comunicação com a sociedade

A UFLA possui diversos mecanismos e formas de comunicação com a sociedade. Nesse item do relatório será avaliada a forma oficial de comunicação com a sociedade, dada pelo chamado “Sistema Ufla de Comunicação” (SUC). Tal sistema é constituído pela Radio Universitária, TV Universitária e jornal impresso de periodicidade mensal (Jornal da UFLA). Adicionalmente, a pesquisa de opinião realizada com a sociedade local abordou diversos aspectos da eficiência e utilidade pública dos serviços prestados pelo Sistema UFLA de comunicação. O SUC possui um Conselho de Programação, constituído pelo Pró-Reitor de Extensão, pela diretoria geral e de jornalismo, por um membro do Conselho Universitário (CUNI) e por um representante da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão.

Jornal da Ufla

O Jornal da Ufla é constituído por oito páginas impressas, com tiragem de 2000 exemplares. O foco principal do jornal é a divulgação da agenda administrativa da universidade, das novidades sobre o desenvolvimento institucional, bem como das atividades de pesquisa e extensão da Ufla. A maior parte dos exemplares é destinada à própria comunidade acadêmica da Ufla, sendo que em torno de 100 exemplares são encaminhados a outras instituições de ensino superior, agências governamentais, órgãos de pesquisa e extensão do Estado de Minas Gerais etc. O jornal exerce uma função importante de divulgação intra-institucional, mas ainda apresenta limitações na promoção de discussões sobre temas importantes para a comunidade acadêmica como reforma curricular, políticas de expansão etc. Nesse sentido a limitação maior está no pouco acolhimento por essa mídia da diversidade de opiniões e tendências presentes na comunidade acadêmica.

TV Universitária

A TV universitária (TVU) foi inaugurada em três de setembro de 2009 operando nos canais 13 (VHF) e 15 (UHF), abrangendo a cidade de Lavras e diversos municípios da região. Os objetivos da TV são a divulgação das ações da Ufla nos seus três segmentos – ensino, pesquisa e extensão, interagindo e contribuindo para a comunicação entre seus diversos setores e , ao mesmo tempo, aproximando a instituição da comunidade em geral, por meio de atividades de informação, cultura e educação. Segundo dados da instituição, a TV Ufla abrange 19 municípios da região, numa densidade demográfica total de 283 mil habitantes. A programação regular da TV universitária pode ser considerada variada e com foco no interesse da sociedade local e da própria Ufla. O principal programa exibido é um telejornal, com duas edições diárias, que veicula notícias do cotidiano de toda a região, matérias de interesse público, agendas cultural e desportivas da região, além das informações sobre as novidades na universidade, bem como os serviços prestados à população. São exibidos também programas de periodicidade semanal sobre saúde, envolvendo médicos entrevistados e participação ao vivo de telespectadores, um programa dedicado especificamente à saúde da mulher, programa jornalístico sobre o esporte da região, o programa Universitária Rural, que veicula matérias sobre a principal área de atuação da UFLA à produtores rurais da região, bem como programas religiosos da Igreja Católica e Igreja Presbiteriana. Apesar dos conteúdos dos programas religiosos estarem sob a responsabilidade das igrejas organizadoras, o caráter laico da universidade e das concessões públicas de TV deveriam ser observados na seleção da programação da TVU. Deve ser destacado que a TVU abre espaço para diversas ONGs e entidades de assistência social da região para a veiculação de notícias e campanhas.

Na pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica 67% dos respondentes consideraram as atividades da TV Universitária entre os conceitos bom e ótimo (gráfico 28, anexo 1). Na pesquisa domiciliar feita em Lavras e região 89% dos entrevistados declaram assistir a TV, sendo de 22% declararam assistir diariamente (gráfico 103, anexo 2). Esses dados demonstram que a TVU é um importante veículo de informações para a sociedade local. Contudo, nos demais municípios amostrados a audiência da TVU diminui acentuadamente. Como o programa Universitária Notícias foi declarado como o mais assistido, por 85% dos entrevistados, talvez produção de matérias com foco em questões relevantes desses municípios ajude a elevar a participação da TVU na audiência de toda a região de abrangência do sinal transmitido.

Rádio Universitária

Das informações solicitadas à direção da Rádio Universitária (RU) somente algumas foram enviadas à CPA, o que dificultou a análise da atividade desse meio de comunicação. Além da programação musical regular a RU veicula, de hora em hora, o Universitária Notícias, com resumo das principais notícias de Lavras e região, seis edições diárias do programa Universitária Serviço, para divulgação dos serviços prestados pela Ufla à comunidade, e o Agenda Universitária, também com seis edições diárias, anunciando os eventos e atividades da Ufla, com foco principal para a comunidade acadêmica.

Na pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica 72% dos respondentes consideraram as atividades da TV Universitária entre os conceitos bom e ótimo (gráfico 17, anexo 1). Na pesquisa domiciliar feita em Lavras e região 65,3% dos entrevistados declaram ouvir a RU, sendo de 20% declararam assistir diariamente (gráfico 104, anexo 2). De todos os municípios amostrados, a audiência mínima registrada foi de 42,9%, o que mostra que a RU é um veículo de comunicação tradicionalmente acessado pela sociedade local.

Página na Internet

A página da internet da Ufla provavelmente é o veículo de informação e de acesso a serviços mais utilizado pela comunidade acadêmica. No questionário aplicado aos membros da instituição 87% dos respondentes classificaram o serviço entre os conceitos bom e ótimo (gráfico 30, anexo 1). Isso demonstra que o site atende à maioria das demandas da comunidade acadêmica. Contudo, após análise pela CPA, a página foi considerada limitada e acesso complexo para pessoas externas à comunidade acadêmica da Ufla. O usuário externo geralmente tem pouco conhecimento sobre a estrutura administrativa da universidade, o que dificulta o alcance de informações. Por exemplo, para um usuário externo acessar informações sobre um determinado curso de graduação na Ufla terá que saber que os dados sobre os mesmos estarão na página de uma Pró-Reitoria (ícone genérico de acesso na página principal da Ufla), no caso a Pró-Reitoria de Graduação. Outra limitação é a inexistência de uma versão em idioma inglês da página da universidade. Assim, algumas reformulações são necessárias para melhoria de acesso da página.