A política para o ensino, pesquisa, extensão e as respectivas normas de operacionalização

Ensino de graduação

Os principais instrumentos definidos para a avaliação dos cursos de graduação da UFLA foram:

  • Projetos Pedagógicos de curso (PPC)
  • Metas da Pró-Reitoria de graduação
  • Congruência dos PPCs ao PPI
  • Mecanismos de avaliação de disciplinas, demais atividades acadêmicas e atuação docente;
  • Percepção da comunidade acadêmica e sociedade local por meio de questionários;
  • Resultados de desempenho discente no ENADE.

Desde o ano de 2001 a Pró-Reitoria de Graduação da UFLA vem implantando políticas de flexibilização curricular, emanadas pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade. Anteriormente a esse processo todos os cursos de graduação da UFLA (à época sete cursos) apresentavam estrutura curricular totalmente modular e verticalizada, seguido o preceito de “currículo mínimo” estabelecido pelas diretrizes curriculares antigas do Conselho Nacional de Educação. Nesses últimos cinco anos todos os cursos passaram por um processo de reforma curricular simultânea, que permitiu a modificação do arcabouço regimental do ensino de graduação da instituição, bem como a criação de um espírito de inovação no meio acadêmico. A partir desse processo surgiram pela primeira vez na universidade os Projetos Pedagógicos de Curso, antes mesmo da elaboração do PDI e do PPI.

Os novos currículos dos cursos começaram a serem implantados em 2003 e até o momento vários ajustes se fazem necessários para o estabelecimento completo dos mesmos. No ano de 2004 foram também criados três novos cursos de graduação (Engenharia de Alimentos, Química e Ciências Biológicas) e no ano de 2006 os cursos de Educação física, Sistemas de Informação e Matemática, sendo que estes últimos não serão analisados no atual ciclo de avaliação institucional. Portanto o ensino de graduação na UFLA vive um momento de verdadeira revolução de conceitos e as análises críticas e recomendações feitas pela CPA devem ser contextualizadas à velocidade da evolução e aprimoramento desse novo sistema.

De modo geral, os projetos pedagógicos de todos os cursos oferecidos pela UFLA seguem um mesmo padrão ou modelo e, portanto, são bastante parecidos uns com os outros. As qualidades e falhas de cada projeto acabam sendo praticamente iguais para todos, mostrando muitos dados quantitativos padronizados e pouca análise qualitativa. Parâmetros qualitativos enriqueceriam muito cada projeto individual de curso, como é o caso do projeto pedagógico do curso de Química, onde se percebe “mãos” de educadores na sua construção, talvez devido à própria natureza do curso – Licenciatura.

Como os projetos pedagógicos dos cursos devem ser instrumentos de construção contínua, sendo re-alimentado a cada ano com dados novos, espera-se que os mesmos sejam aperfeiçoados e, neste sentido, a comissão própria de avaliação (CPA) da UFLA apresenta a seguir uma análise comparativa dos projetos pedagógicos dos cursos atualmente ofertados em nível de graduação (Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Química-Licenciatura e Zootecnia).

Todos os projetos pedagógicos dos cursos atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares do MEC, contemplando os campos de saber propostos, duração do curso, carga horária, incluindo o mínimo estabelecido para as atividades de Estágio Supervisionado, obrigatório em todos eles.

Os projetos pedagógicos de todos os cursos também estão coerentes com o perfil, a missão, os objetivos, diretrizes gerais e específicas e a gestão organizacional constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as metas para o ensino de graduação, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os processos seletivos, a logística e infra-estrutura constantes no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Lavras.

Apenas nos projetos pedagógicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola e Medicina Veterinária fica evidenciado de forma clara como o projeto foi construído coletivamente, com ampla participação da comunidade envolvida. Para os demais cursos (Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Química-Licenciatura e Zootecnia) existem menções apenas de que eles foram construídos de forma participativa, mas não é explicitado como isto ocorreu.

Com exceção do Curso de Medicina Veterinária, cujo projeto já evidencia resultados de uma avaliação e sinaliza propostas de mudanças, todos os demais projetos pedagógicos dos cursos da UFLA mencionam que o curso deverá ser avaliado, com a participação da comunidade, mas não é explicitado como isto será feito, que instrumentos serão utilizados para tal fim, qual a periodicidade desta avaliação, etc. Nos projetos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola é feita uma observação de que já existiu uma avaliação , anterior aos últimos cinco anos, mas que não teve continuidade. Fica portanto clara a falta de instrumentos definidos de acompanhamento seriado da qualidade dos cursos. Contudo, a atual equipe da Pró-Reitoria de Graduação elaborou um programa contínuo de avaliação da qualidade das disciplinas de graduação, bem como de docentes envolvidos e da estrutura administrativa dos cursos. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos já foram aplicados à comunidade e os resultados devem ser divulgados em breve.

A flexibilidade curricular está presente em todos os projetos pedagógicos dos cursos. Comparativamente, a flexibilização é maior nos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos, talvez devido à própria natureza do curso, bastante multidisciplinar. Em seguida, vem os cursos de Medicina Veterinária e Ciência da Computação que, por terem sido reformulados recentemente, apresentam uma razoável flexibilização. Já os demais cursos (Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Química-Licenciatura e Zootecnia) precisam aumentar a flexibilização, principalmente com o envolvimento de outros cursos e departamentos didático-científicos da UFLA. No curso de Administração, por exemplo, a flexibilização praticamente fica limitada a apenas vinte e sete disciplinas eletivas, vinte e duas delas do próprio Departamento de Administração e Economia e as outras cinco oferecidas pelo Departamento de Ciência da Computação). Deve ser lembrado que a natureza das atividades flexibilizadas previstas no regimento da universidade é bastante ampla e privilegia a formação humana em diferentes vertentes. A proporção ótima de flexibilização deve ser ajustada à especificidade de cada curso de graduação, mas deve ser alvo de constante aprimoramento nos PPCs de cada curso.

Em apenas três projetos pedagógicos de cursos (Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária) existe menção da última data de atualização dos mesmos. Nos demais projetos, apenas na capa de cada projeto, aparece o ano de 2006, ano que eles foram encaminhados à Comissão Própria de Avaliação para análises.

Em todos os projetos político pedagógicos verifica-se que o grau de qualificação dos docentes dos cursos é excelente, muito acima do mínimo considerado satisfatório pelo MEC para doutores, mestres e especialistas envolvidos. Entretanto, há a necessidade de que sejam ofertadas mais oportunidades de qualificação nos aspectos didático-pedagógicos dos docentes.

Com exceção aos cursos de Agronomia e Zootecnia, todos os demais projetos pedagógicos estão fortemente atrelados a um departamento didático científico. O curso de Administração ao Departamento de Administração e Economia. O de Ciências Biológicas ao Departamento de Biologia. O curso de Ciência da Computação ao Departamento de Ciência da Computação. O de Engenharia Agrícola ao Departamento de Engenharia. O curso de Engenharia de Alimentos ao Departamento de Ciência dos Alimentos. O de Engenharia Florestal ao Departamento de Ciências Florestais. O curso de Medicina Veterinária ao Departamento de Medicina Veterinária. O de química ao Departamento de Química. Como em todos os cursos, há o envolvimento de professores de outros departamentos, nos projetos pedagógicos de cada um deveria haver, por exemplo, referências às linhas de pesquisa e produção científica de outros departamentos e não só àquele que o curso está fortemente ligado. Assim, por exemplo, no projeto pedagógico do curso de Zootecnia só são apresentadas as linhas de pesquisa e produção científica do Departamento de Zootecnia. O mesmo acontece para os demais cursos, com exceção da Agronomia, como já mencionado.

Não existem atividades de acompanhamento de egressos em todos os cursos de graduação oferecidos pela UFLA. Há apenas menções em alguns projetos (por exemplo, o do curso de Administração) de que está sendo desenvolvido um projeto de acompanhamento dos egressos, mas não há nenhuma explicitação de como será feito. Contudo, o sistema de avaliação dos cursos de graduação que está sendo elaborado pela PRG prevê um mecanismo de acompanhamento e meta análise da evolução profissional dos egressos da universidade.

Nos projetos pedagógicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Química , praticamente não existem referências quanto ao número de alunos do curso contemplados com bolsa de iniciação científica, monitoria remunerada, PET, bolsa de extensão, etc. Apenas são feitas citações de que estes programas existem para o corpo discente. No projeto do curso de Zootecnia são apresentados números, porém, referentes apenas ao ano de 2005. O projeto do curso de Engenharia de Alimentos menciona o número de alunos contemplados com bolsas de iniciação científica, mas não são citados quantos alunos se utilizam de outros programas sociais ou de extensão oferecidos pela universidade. Já os projetos pedagógicos dos cursos de Administração, Medicina Veterinária e Ciência da Computação apresentam uma evolução numérica, ao longo dos últimos anos, contemplando bolsas de iniciação científica, extensão, etc, mas não mencionam o número de alunos que se utilizam de outros programas sociais da UFLA.

Finalmente, os projetos pedagógicos dos cursos de Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola , Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia apresentam as taxas de evasão nos últimos anos; entretanto, nenhuma análise ou comentário é feito a respeito do assunto. Os demais projetos (Administração, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Química-Licenciatura) simplesmente não mencionam as taxas de evasão, que poderiam ser mais discutidas em todos os projetos de cursos, já que nossas taxas são mais baixas do que aquelas detectadas em outras instituições de ensino superior.